Caros Ciclo-amigos!
Depois de analisar bem o momento de evolução que atravessamos, com muitas tendências que se consolidam agora também no Brasil, resolvi escrever este texto como forma de auxilio a aqueles que pensam em seguir esta nova vertente do mountain bike.
Nos últimos anos convivi com o mais variado nível de atletas, e vendo a seriedade de pessoas como Adil Filosofo, colunista da revista Bike Action e Blogger do www.29er.com.br, link que vocês podem acessar aqui no 44X11, resolvi expor algumas considerações interessantes de quem usa uma 29er de forma consciente e outras desprezíveis, de alguns que nada sabem nem de 29ers e talvez nem sobre bicicleta alguma.
Em primeiro lugar sim, as 29ers são ótimas possibilidades de performance conforto e diversão, com pequenas ressalvas, o mercado deste estilo aqueceu e já oferece muitas possibilidades. Porém, requer alguns cuidados! Se você foi em uma prova recentemente e encontrou muitas 29ers no pelotão, analise com frieza se já é o seu momento de ter uma, não despreze sua 26er.
O super Mountain Biker Jaroslav Kulhavy foi campeão de cross coutry com uma 29er full, isto é um feito histórico, mas veja bem, ele é um atleta de alta performance, cercado por uma equipe do mais alto nível técnico. Se você deseja fazer um bom uso deste tipo de bike informe-se, pois o mercado está cheio de curiosos e oportunistas que estão só querendo seu dinheiro.
A primeira consideração que você deve fazer é sobre sua estatura física, sobre suas medidas antropométricas. Definitivamente 29ers são exigentes em cadência e alavanca. Se você tem menos de 1m70cm, quem lhe vender a bicicleta terá de ser muito criterioso na escolha do modelo e dos componentes, para que você realmente tenha algum benefício, pois caso contrário, você estará apenas perdendo o que anteriormente adquiriu usando sua 26er.
Se você nunca pedalou e não tinha contato com o esporte, definitivamente a 29er não é porta de entrada. Ela é uma bike exigente. O que tenho visto são ganhos para atletas experientes e de alta potência, que fazem um 29er se manter em velocidade elevada com altas cadências, aproveitando a grande facilidade do modelo em transpor obstáculos como costeletas em estradões e fazendo destas bikes as rainhas em maratonas. Mas também tenho visto pobres coitados que iludidos por lojistas inescrupulosos, sofrendo com bikes que os arrastam para o fim do pelotão e para o desestímulo em pedalar. Se você quer uma 29er comece pela pesquisa, a análise de sua experiência no mountain bike, condição atlética e nível técnico. Encontre uma loja de confiança, pois ter a bike na loja para vender é a parte mais fácil, vendê-la com competência e seriedade já é bem diferente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário