Blog da Lumbras Bike.

Aqui é um lugar pra pedalar suas idéias, escalar as dúvidas e vencer todos desafios que sua mente pode ter sobre a Bike. A Lumbras Bike esta a 10 anos atuando como loja especializada, possui oficina especializada em manutenção de componentes de alta performance. Sempre Atualizando conhecimento e ferramental para prestar o melhor serviço em suspensões e freios alem da tradicional qualidade em montagem de rodas. Outro serviço cada vez mais procurado e oferecido pela Lumbras é o Bike Fit, comprovadamente uma evolução para você e sua Bike.

Nosso endereço é: Avenida Pelotas 286. Bairro Cidade Nova. Rio Grande - RS Fones: 0xx53 8445 1054. 0xx53 2125 7402





Bike passeio Noturno.

Convidamos a todos para os passeios semanais da Lumbras Bike. Desde 2004 realizando passeios noturnos, com o grupo Pro- Pedal. Junte-se a nós e venha fazer parte deste grupo Quando? Toda quarta-feira Horário: 20:00 Local: Av. Pelotas 286 - na Lumbras Bike Esperamos você!!!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010


DIA MUNDIAL SEM CARRO



A pedidos do proprietário do blog (meu esposo), prometi que sempre que tivesse tempo, postaria algo aqui, relacionado não tanto as competições, mas ao uso da bicicleta enquanto meio de transporte sustentável. Apesar de andar de bicicleta desde criança, a busca por melhores equipamentos de ciclismo surgiu pelo interesse em fazer da bike, um meio de transporte para viagens. Com o passar do tempo, por curiosidade acabei indo a algumas competições, que foram aumentando em sua freqüência, mesmo que com um “treinamento” extremamente amador, pois as atividades diárias não me permitem dispor muito tempo para um treinamento mais intensivo. Mas seja com pequenos passeios, até o momento não superior a 165km num mesmo dia, ou no dia-a-dia, a bicicleta me acompanha bastante.
O que queremos destacar hoje é a entrada na Semana do Dia Mundial Sem Carro. Todo dia 22 de setembro, muitas pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. Esta mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Pois algumas pessoas utilizam o carro até para ir à esquina de casa.
O objetivo principal desta mobilização, é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado e caótico enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o automóvel por outro meio de transporte.
O Dia Mundial Sem Carro (no inglês, Carfree Day) foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus, chegando inclusive a outros continentes.
No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. Já é tradicional um dia mundial sem carro repleto de atividades nas cidades que o adotam, como passeios ciclísticos, caminhadas, gincanas para crianças e distribuição de panfletos.
Sabemos que romper com velhos hábitos nem sempre é uma tarefa fácil, mas por mais que em um primeiro momento possa parecer complexo demais, pequenas mudanças, introduzidas de forma gradativa, podem fazer a diferença. Algumas dicas valem ser seguidas: planeje seus deslocamentos; percorra distâncias curtas a pé ou de bicicleta; utilize transportes coletivos pelo menos um dia por semana para ir ao trabalho; prefira os meios de transportes limpos aos poluentes; quando utilizar o carro, faça-o com economia; prefira automóveis de motores movidos a álcool (combustível menos poluente que a gasolina). São pequenas mudanças, mas que quando adotadas pela coletividade, contribuem de forma considerável para o bem comum.
Além dessas medidas, também se faz necessário que as autoridades adotem políticas públicas que possibilitem o uso de outros meios de transporte, quais sejam: transporte coletivo de qualidade e eficiente; criação/expansão de ciclovias, ciclofaixas; construção de bicicletários em pontos estratégicos(de preferência, fazendo a conexão com o transporte público); aluguel de bicicletas públicas,etc.
Por isso, no próximo dia 22 de setembro, deixe seu carro e sua moto em casa, e dedique este dia a sua qualidade de vida, seja protestando por mais atenção das autoridades com relação ao uso da bicicleta como meio de transporte, seja passeando com a família e amigos. O importante sempre é dar o primeiro passo!
Abraço a todos, e até a próxima! (Thaíze da Luz)

Um comentário:

Unknown disse...

O Dia Mundial sem carro é nada mais que uma conscientização de nós mesmos para o começo de uma vida melhor, assim como esse movimento, foram criados projetos para se obter uma crescente em relação ao uso da bicicleta como alternativa para o trânsito de SP, e um desses projetos, de autoria de Walter Feldman, é a Ciclofaixa que com sua criação incentivou a construção da Ciclovia na Marginal Pinheiros. Com isso contribuímos para o meio ambiente, pois é um meio de locomoção que não gera poluição e ainda assim, nos locomovemos fazendo um exercício, conciliando lazer e segurança.