Blog da Lumbras Bike.

Aqui é um lugar pra pedalar suas idéias, escalar as dúvidas e vencer todos desafios que sua mente pode ter sobre a Bike. A Lumbras Bike esta a 10 anos atuando como loja especializada, possui oficina especializada em manutenção de componentes de alta performance. Sempre Atualizando conhecimento e ferramental para prestar o melhor serviço em suspensões e freios alem da tradicional qualidade em montagem de rodas. Outro serviço cada vez mais procurado e oferecido pela Lumbras é o Bike Fit, comprovadamente uma evolução para você e sua Bike.

Nosso endereço é: Avenida Pelotas 286. Bairro Cidade Nova. Rio Grande - RS Fones: 0xx53 8445 1054. 0xx53 2125 7402





Bike passeio Noturno.

Convidamos a todos para os passeios semanais da Lumbras Bike. Desde 2004 realizando passeios noturnos, com o grupo Pro- Pedal. Junte-se a nós e venha fazer parte deste grupo Quando? Toda quarta-feira Horário: 20:00 Local: Av. Pelotas 286 - na Lumbras Bike Esperamos você!!!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Avaliar também é evoluir.

Sobre o que escreverei a seguir gostaria de deixar claro: Minhas críticas e comentários são sempre construtivos e visam a evolução de nosso esporte. Primeiramente gostaria de deixar aqui meu grande respeito a todos amigos da Equipe R.A.O, que organizaram uma grande prova de contra relógio no último dia 29 de Agosto. A prova disputada na estrada em um trecho de 20km teve a organização impecável por parte do pessoal da R.A.O, este tipo de evento só vem comprovar o que a algum tempo tenho comentado. Uma prova pode ser boa, aliás ótima, sem ter alto custo, o que também não seria problema se provas mais caras oferecessem mais ao atleta, porque como sempre digo, ele é o show e deve ter todos os privilégios e atenções, e muitas vezes na maioria delas não é o que se encontra.
Mas nesta prova com custo baixo e ótima estrutura, o que pude notar é que talvez até mesmo pelo descaso de muitos organizadores e de nós mesmo atletas, o nível competitivo esta baixo na zona sul do estado. Vem despencando, sei que muitos talvez não me entendam em minhas conclusões e não quero de forma alguma desmerecer o trabalho de nenhum atleta, mas mesmo que tenhamos no futuro todo reconhecimento por parte dos organizadores o que hoje esta longe, é hora de rever o comprometimento dos atletas. Fiz uma pequena análise dos resultados em tempos e médias para 20km e o que encontrei foi o seguinte:
O melhor tempo foi de 31´3´´ com 38,08 km/h de média. Se compararmos ao resultado dos atletas de categorias de base no campeonato brasileiro que correram na distância de 15km, ficamos devendo. Os juniores fizeram 18200 metros em 26´44´´ com media de 40.84 km/h. Na categoria juvenil em 15000 metros o tempo foi de 21´27´´ com média de 41,95km/h. E para nos mostrar o quanto nos falta treinar e evoluir vamos a Elite e Sub 23 que em 32000 metros o melhor tempo foi de 40´12´´ e a média horária de 47,75 km/h.
Diante disso podemos notar que nossos atletas foram por muito tempo subestimados por alguns, o que gerou desleixo no treinamento por falta de consideração a seus resultados realmente significantes, e superestimados por outros, o que os deixou aí sim, acomodados e sem progresso real. Sei da real capacidade de muitos, mas muito tem de ser feito e a batalha é árdua. Quando comento desta forma não viso menosprezar qualquer atleta, pois sei de todas dificuldades que cercam nosso treinamento, mas é hora de evoluir, de deixar a soberba de lado de achar que se sabe tudo. De que poderá adiantar a evolução de nossas provas, que tanto queremos, se nossos atletas não mudarem sua visão de treinamento? O atleta corre de verdade com as pernas, o músculo da língua não faz parte da pedalada.
Tem sido ótimo ver que estamos cada vez mais atualizados em relação ao país e o mundo, mas a bike não anda sozinha e os benefícios da aerodinâmica, por exemplo, só são reais e realmente fazem diferença acima de 40 km/h de média, então não podemos dizer que, a melhora de equipamentos em nossa região está fazendo a diferença na hora de uma competição, pois a mesma só começa a ser um diferencial, no momento em que temos um elevado e equilibrado nível de competição. Aproveitando o gancho de equipamentos logo vou postar uma matéria sobre isto. Obrigado e espero que não tenha ferido o ego de ninguém não é minha intenção. Às vezes é muito melhor fazer uma auto crítica e escutar quem tem experiência no assunto!

Nenhum comentário: