Amigos!
Todos sabemos que a prática regular de esportes, faz bem para a saúde. Mas muitas pessoas acabam deixando de lado alguns cuidados básicos na hora de realizar uma atividade física.
Há um tempo, postamos umas dicas sobre sinalização ao pedalar a noite. E com a chegada do verão, muitas pessoas escolhem esse turno para a prática de atividades.
Aos poucos eu estou voltando a praticar meus treinos. Tive uma lesão no joelho em 2007, que me limitou no número de exercícios e junto a isso, a natação que eu podia fazer, também foi interrompida com o fechamento do local onde eu nadava, por quase um ano.
Pois bem, na metade de 2008 consegui fazer um trabalho de reforço de musculatura, e ano passado consegui voltar a pedalar. Agora já me sinto quase 100%, praticamente sem dores. O problema é voltar a forma física anterior, ganhei peso e com tantos compromissos, meus horários de treinos ficaram extremamente limitados. Mas enfim, a cerca de um mês eu estou conseguindo uma certa regularidade nos treinos. Para conquistar condicionamento mais rápido, voltei a correr a pé. Muito na manha, bem longe do estava acostumada a fazer. Até porque, já tinha abandonado a corrida há uns dez anos, me limitando a um aquecimento de 20 minutos na academia.
Mas o que quero ressaltar, é que assim como no ciclismo, não podemos descuidar com relação a sinalização! Vejo que a maioria dos corredores faz seus treinos pelo meio da rua (e com a péssima qualidade das calçadas de nossa cidade, aliado a poucos locais para a prática de atividades ao ar livre, não tem mesmo como ser diferente). O problema é que os motoristas muitas vezes não percebem uma bicicleta, ainda que sinalizada, imagina então, uma pessoa correndo pelo meio da rua?
Quando vocês forem fazer uma corrida, prestem atenção em se tornarem vistos! Aquele princípio básico de que a prevenção é o melhor remédio, se aplica totalmente à prática de esportes. Um acidente pode acabar com meses de planejamento e treinamento. Procurem usar roupas chamativas, tênis com refletivos e até mesmo, fazer uso de um backlight preso na bermuda. Outra dica legal são os coletes refletivos, o único problema é que quem faz um treino num ritmo mais forte, pode acabar ficando desconfortável. Mas existem vários modelos, e o negócio é testar, testar, testar...como todos os equipamentos. Porque o que fica bom para mim, pode ser péssimo para outro.
Domingo vou me aventurar a fazer 10km a pé, na corrida em homenagem o dia do marinho. Na verdade o dia do marinheiro é 13 de dezembro, mas por cair na segunda, a corrida será no dia 12. Sinceramente não sei se completo os 10km, faz muito tempo que não participo de corridas a pé. Mas a minha idéia é correr com quem está bem, e ver a quantas eu ando. E usar isso pensando em 2011. Bom fim de semana para todos, cuidado com a sinalização de noite e muito protetor solar durante o dia! (Thaíze)
Nenhum comentário:
Postar um comentário