Blog da Lumbras Bike.

Aqui é um lugar pra pedalar suas idéias, escalar as dúvidas e vencer todos desafios que sua mente pode ter sobre a Bike. A Lumbras Bike esta a 10 anos atuando como loja especializada, possui oficina especializada em manutenção de componentes de alta performance. Sempre Atualizando conhecimento e ferramental para prestar o melhor serviço em suspensões e freios alem da tradicional qualidade em montagem de rodas. Outro serviço cada vez mais procurado e oferecido pela Lumbras é o Bike Fit, comprovadamente uma evolução para você e sua Bike.

Nosso endereço é: Avenida Pelotas 286. Bairro Cidade Nova. Rio Grande - RS Fones: 0xx53 8445 1054. 0xx53 2125 7402





Bike passeio Noturno.

Convidamos a todos para os passeios semanais da Lumbras Bike. Desde 2004 realizando passeios noturnos, com o grupo Pro- Pedal. Junte-se a nós e venha fazer parte deste grupo Quando? Toda quarta-feira Horário: 20:00 Local: Av. Pelotas 286 - na Lumbras Bike Esperamos você!!!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PEDALAR A NOITE É TUDO DE BOM.

Uma boa noite uma boa idéia de horário para um pedal, já livre de suas responsabilidades e atribulações do dia, você tem também a vantagem de muito menos veículos motores na rua.
Assim menos riscos e muito mais prazer em usar a noite pra encontrar os amigos em um pedal seja para um treino ou para um simples lazer esta é uma boa hora, mas tenha sempre alguns cuidados abaixo uma lista de dicas.


DICAS PRÁTICAS

•Uma boa dica é conduzir a bike imaginando que você está invisível aos carros. Portanto transite com atenção redobrada e em velocidade baixa, especialmente nos cruzamentos e em lugares com grande concentração de pedestres;
•Use roupas claras. Usar roupas escuras à noite para pedalar é camuflar-se na escuridão. A ordem é ficar o mais visível possível;
•Vale a pena colocar também adesivos refletivos extras na bike e no capacete. Em caso de queda seguida de desmaio, os refletores tornam o ciclista bem mais visível no chão. As fitas da marca 3M Scotchlite são consideradas as com melhor reflexão de luz. Aplique em locais estratégicos da bike como nos stays traseiros, pedais, garfo, capacete etc. Além de custar pouco e não pesar nada, aumentam consideravelmente a visibilidade da bike;
•No mercado existem faixas refletivas para serem presas nos braços e pernas por meio de velcro. São baratas e aumentam a visibilidade do biker no trânsito. Outra opção é o uso de coletes refletivos;
•Procure transitar por ruas de menor movimento de veículos;
•Nos finais de semana, especialmente nas noites de sexta-feira e sábado, tome cuidado especial com motoristas alcoolizados próximos a bares e casas noturnas;
•Óculos com lentes amarelas ajudam na visão noturna e diminuem o ofuscamento dos faróis em sentido contrário;
•Faróis presos no capacete (os chamados headlamps) são uma boa opção para o mountain bike, pois o ciclista pode guiar facilmente o foco de luz para onde deseja;
•Em pedaladas longas, seja no asfalto ou na terra, leve sempre um jogo de pilhas de reserva e até mesmo um pequeno farol reserva;
•Pedalar em grupos aumenta a segurança, tanto contra acidentes quanto contra roubos e assaltos;
•Ao pedalar em grupo, evite ocupar uma faixa inteira do trânsito, pois isso pode irritar os motoristas. Pedalar em fila indiana e à direita da via é o que manda a lei.

LIVRE DAS 4 RODINHAS.

VIDEO: DEMO 8, 2011 IN 5000 VERTICAL FEET.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MOBILIDADE URBANA

Na tarde de hoje fomos agraciados com uma palestra muito esclarecedora sobre mobilidade urbana, proferida por Ricardo Corrêa, coordenador da empresa TC Urbes – mobilidade e projetos urbanos. Intitulada “Por uma cidade amiga da bicicleta”, foi destacada a importância do uso da bicicleta como meio de transporte e a necessidade de se adotar medidas que facilitem e aumentem seu uso nas cidades. O palestrante chegou em sua Dahon dobrável, companheira diária no trânsito da cidade de São Paulo, onde reside.
Este evento teve iniciativa do Núcleo de Expressão Gráfica e Grupo de Estudos de Trasnportes (Getrans) da Escola de Engenharia da FURG.
Dentre os presentes, tivemos as presenças dos secretários de planejamento e dos transportes da cidade, e do prefeito, que em sua manifestação, disse estar lá “para aprender mais sobre o assunto”. Levando em consideração o caos que se encontra o trânsito da cidade, esperamos que ele tenha aprendido bastante, pois algumas medidas são bem simples e plenamente executáveis a curto e médio prazos.
Amanhã, com a mesma organização e parceria com o Colégio Lemos Jr., teremos o passeio ciclístico às 10h, com saída e chegada em frente ao Ginásio de Esportes Lemos Jr, na rua Andrade Neves. O passeio tem previsão de duração de duas horas e passará pelas principais ruas da cidade. Esperamos um grande número de participantes, pois iniciativas como esta devem ser sempre prestigiadas.
Mais informações sobre o tema podem ser encontradas em: http://www.tcurbes.com.br/
(Thaíze da Luz)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CANCELADO CROSS EM RIO GRANDE DO DIA 03/10/2010

Infelizmente a prova de Cross Crountry que iria acontecer no dia 03/10 teve que ser cancelada.
Não sabemos se por ordem dos proprietários do terreno ou da Fepam, por ser aquela área zona de preservação ambiental, a trilha do Parque São Pedro foi totalmente cercada. De forma que a melhor parte do trajeto não pode mais ser utilizada.
Estamos trabalhando em uma nova trilha, inédita na zona sul. Esperamos em breve anunciar nova data e novo local.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010


DIA MUNDIAL SEM CARRO



A pedidos do proprietário do blog (meu esposo), prometi que sempre que tivesse tempo, postaria algo aqui, relacionado não tanto as competições, mas ao uso da bicicleta enquanto meio de transporte sustentável. Apesar de andar de bicicleta desde criança, a busca por melhores equipamentos de ciclismo surgiu pelo interesse em fazer da bike, um meio de transporte para viagens. Com o passar do tempo, por curiosidade acabei indo a algumas competições, que foram aumentando em sua freqüência, mesmo que com um “treinamento” extremamente amador, pois as atividades diárias não me permitem dispor muito tempo para um treinamento mais intensivo. Mas seja com pequenos passeios, até o momento não superior a 165km num mesmo dia, ou no dia-a-dia, a bicicleta me acompanha bastante.
O que queremos destacar hoje é a entrada na Semana do Dia Mundial Sem Carro. Todo dia 22 de setembro, muitas pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. Esta mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Pois algumas pessoas utilizam o carro até para ir à esquina de casa.
O objetivo principal desta mobilização, é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado e caótico enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o automóvel por outro meio de transporte.
O Dia Mundial Sem Carro (no inglês, Carfree Day) foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus, chegando inclusive a outros continentes.
No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. Já é tradicional um dia mundial sem carro repleto de atividades nas cidades que o adotam, como passeios ciclísticos, caminhadas, gincanas para crianças e distribuição de panfletos.
Sabemos que romper com velhos hábitos nem sempre é uma tarefa fácil, mas por mais que em um primeiro momento possa parecer complexo demais, pequenas mudanças, introduzidas de forma gradativa, podem fazer a diferença. Algumas dicas valem ser seguidas: planeje seus deslocamentos; percorra distâncias curtas a pé ou de bicicleta; utilize transportes coletivos pelo menos um dia por semana para ir ao trabalho; prefira os meios de transportes limpos aos poluentes; quando utilizar o carro, faça-o com economia; prefira automóveis de motores movidos a álcool (combustível menos poluente que a gasolina). São pequenas mudanças, mas que quando adotadas pela coletividade, contribuem de forma considerável para o bem comum.
Além dessas medidas, também se faz necessário que as autoridades adotem políticas públicas que possibilitem o uso de outros meios de transporte, quais sejam: transporte coletivo de qualidade e eficiente; criação/expansão de ciclovias, ciclofaixas; construção de bicicletários em pontos estratégicos(de preferência, fazendo a conexão com o transporte público); aluguel de bicicletas públicas,etc.
Por isso, no próximo dia 22 de setembro, deixe seu carro e sua moto em casa, e dedique este dia a sua qualidade de vida, seja protestando por mais atenção das autoridades com relação ao uso da bicicleta como meio de transporte, seja passeando com a família e amigos. O importante sempre é dar o primeiro passo!
Abraço a todos, e até a próxima! (Thaíze da Luz)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mesmo com pouco incentivo, ótimos resultados no feminino Màster.


E nas categorias femininas também deu Brasil no podium. Adriana Nascimento levou a Prata na 30 a 34 anos e Raquel Contijo o Bronze na 45 a 49 anos, provando assim que até mesmo nas categorias Master o mountain bike feminino brasileiro tem sim um bom nível. E poderia ter este ainda mais elevado se a CBC não tivesse uma visão tão limitada. Como vai haver evolução sem que nossas atletas tenham contato com as competições no exterior? Mais umas vez erram nossos dirigentes que preferem levar a família para as competições no exterior do que atletas. Bem, mas apesar da indignação parabéns as atletas pelo ótimo resultado.
CATEGORIA 30-34 – 4 VOLTAS
OURO – Agustina Maria Apaza – Argentina – 1h44min13s
PRATA – Adriana Nascimento – Brasil – 1h49min56s
BRONZE – Fabiola Arianna Tucci Ron – Venezuela – 1h57min24s

CATEGORIA 45-49 – 3 VOLTAS
OURO – Ivana Morello – Chile – 1h26min10s
PRATA – Gjetrud Boe – Noruega – 1h28min46s
BRONZE – Raquel Contijo - Brasil – 1h38min49s

domingo, 12 de setembro de 2010

Raveli é Bronze no Mundial Master.

O paulista Márcio Ravelli garantiu mais uma medalha para o Brasil no Campeonato Mundial de Mountain em Balneário Camboriú. Ravelli, da cidade de Itu, conquistou seu primeiro título mundial com uma medalha de bronze na categoria 35-39 anos. Essa é a segunda medalha do Brasil nesse domingo. Pela manhã, o brasiliense Abraão Azevedo ganhou a prata na faixa etária 40-44 anos.
Ravelli completou seis voltas no circuito em 2h02min34s. A medalha de ouro ficou com o italiano Massimo Folcarelli, de 42 anos, e a prata foi para o belga Geoffry Maes. A largada foi às 11 horas e contou com 48 atletas.
“Eu lutei muito por essa medalha. Eu vinha há muitos anos buscando um título mundial. Eu saí forte no início e liderei na primeira volta. Na penúltima volta eu senti as pernas e achei que era melhor garantir o bronze”, contou Ravelli, de 38 anos.
:: Resultados da categoria 35-39 ANOS – 6 voltas
OURO – Massimo Folcarelli – Itália – 2h00min49s
PRATA – Geoffry Maes – Bélgica - 2h02min34s
BRONZE – Márcio Ravelli – Brasil 2h04min04s
Fonte: pedal.com.br

Abraão Azevedo é prata no Mundial Master.


No último dia de competições de cross country em Balneário Camboriú (SC) o brasiliense Abraão Azevedo conquistou a medalha de prata no Mundial de Mountain Bike Máster. Abraão, de 41 anos, foi o segundo colocado na categoria 40-44 e fechou as cinco voltas no percurso de 5.525 metros em 1h45min31s. A corrida teve 55 competidores.
“Treinei muito para essa prova. No começo, estávamos juntos os três e nos revezamos, mas o italiano atacou na subida e foi embora. Já competi aqui em três oportunidades, mas esse circuito é diferente dos anos anteriores. Achei a pista muito completa com descidas que exigem muita cautela”, contou Abraão, atual campeão brasileiro na sua faixa etária e dono de dois títulos nacionais de maratona e um de cross country na Elite.
As medalhas de ouro e bronze ficaram com atletas da Itália. Carlo Manfredi, de 42 anos, venceu a prova com 1h48min48s e seu compatriota garantiu a terceira colocação com o tempo de 1h45min31s. Esse é o segundo ouro de Manfredi na categoria Mundial Máster.
O campeão Carlo Manfredi, de 42 anos, é técnico ambiental na cidade de Brescia e visita o Brasil pela primeira vez. Manfredi, atual campeão italiano e campeão europeu e assumiu a ponta no início da segunda volta e foi abrindo vantagem até o final.
Bom Resultado de Abraão.
Ano que vem espero estar na largada, este ano não foi possivel.

:: Resultados da categoria 40-44 anos – 5 voltas

OURO – Carlo Manfredi – Itália – 1h40min48s
PRATA – Abraão Azevedo – Brasil – 1h45min31s
BRONZE – Andréa Pendini – Itália - 1h47min2s
Fonte: pedal.com.br

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cross Country Lumbras Bike dia 3 de Outubro, no Parque São Pedro.

Preparem suas bikes e suas pernas para um super cross country dia 3 de Outubro, mais uma super promoção da Lumbras Bike.
Categorias Elite, Sub Elite e Estreantes... “Verdadeiros”, Masters 1 de 40 a 50 e Masters 2 acima de 50 e Feminino.
Local: Trilha do Parque São Pedro.
Largadas Apartir das 14:00 h.
Inscrições:R$15,00.
Troféus para os 5 primeiros de cada categoria.

Um pouco mais sobre Nicolas Sessler.

O ribeirão-pretano Nícolas Sessler (Scott e Rosvel Multimarcas) confirmou o grande momento que atravessa na temporada ao conquistar o título da Copa Raid Velo Mag, que foi disputada no último final de semana, no Canadá. O atleta sagrou-se campeão após vencer as três etapas da competição. O segundo colocado foi Marc-André Lebuis, seguido de Laurent Cyr Cormier.
A primeira etapa, realizada na sexta-feira, foi um contra-relógio disputado em um circuito de 6,5 quilômetros subindo o Mont Saint Anne, que é a principal montanha de Quebec. Já a etapa de sábado foi uma maratona entre as cidades de Quebec e Mont-Saint-Anne, com um total de 35 quilômetros. No domingo, a prova teve 30 quilômetros.
“Na sexta-feira, foi uma prova muito difícil. Imprimi um ritmo forte desde a largada, mas senti um pouco no meio da subida. No entanto, consegui alcançar o líder no final da prova e cruzei a linha de chegada na primeira colocação”, contou Nícolas Sessler, que conquistou vitórias mais tranqüilas no sábado e no domingo.
“No sábado e no domingo, mantive a mesma estratégia da prova de sexta-feira. Imprimi um ritmo forte desde o começo e abri uma boa vantagem em relação aos meus adversários. No final, procurei administrar o resultado”, relatou o ribeirão-pretano.
A Copa Raid Velo Mag foi o terceiro pódio conquistado por Nícolas Sessler no Canadá. Antes, ele havia faturado a medalha de bronze no Campeonato de Quebec e ficado em quinto lugar na Copa Canadá de Mountain Bike.
Nícolas Sessler, de 16 anos, está hospedado na cidade de Quebec na casa de Jaqueline Mourão, primeira atleta do Brasil a disputar os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Ela disputou as provas de Mountain Bike nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008 e o esqui cross country nas Olimpíadas de Turim-2006 e Vancouver-2010.
O ribeirão-pretano é uma das principais promessas do mountain bike brasileiro. Neste ano, venceu nove provas em território nacional. Ele foi campeão do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, do SR Suntour Short Track, da Copa Paraná de Mountain Bike, do GP Ravelli de Cross Country e do 2º Orlândia Marathon Race. O atleta também venceu duas etapas do Campeonato Intermunicipal e duas provas da Copa Internacional de Mountain Bike, competição mais importante da modalidade no Brasil.

E mais um Brasileiro brilha no MTB mundial, Nicolas Sessler.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Euro Bike 0,001 gr.


Freios AX-Lightness 130 gr... o par!
Conjunto AX-Lightness promessa de uma bike abaixo dos 4.2 Kg.
Par de rodas MTB com 980 Gr da AX-Lightness.
Pedivela MTB com 340 Gr da AX-Lightness.

domingo, 5 de setembro de 2010

Hermida é Campeão mundial.


E Finalmente José Hermida é campeão mundia de mountain bike xc, a vitória foi em Mont Sant Anne em um circuito de 33 km, o tempo foi de 1:52:26. O brasileiro Rubens Valeriano Donizete ficou com 35 lugar, Ricardo Pscheidt ficou com 54 lugar e Edvando Souza Cruz em 59. Logo postamos mais detalhes.

sábado, 4 de setembro de 2010

Etapa final da world cup Windhan.

Quinta etapa world cup Val di Sole.

Quarta etapa da world cup Champéry.

Terceira etapa da world cup Offenburg.

Segunda etapa da world cup Houffalize.

Primeira etapa da world cup Dalby Forest.

Morte de campeão do tour e giro pode ter relação com o doping.

O francês LAURENT FIGNON morreu na última terça-feira 31 de agosto, aos 50 anos, vítima de câncer.
O bicampeão do Tour de France, em 1983 e 1984, e vencedor do Giro d’Italia de 1989, não resistiu à doença que lhe foi diagnosticada em maio de 2009.
O câncer começou a se manifestar no pâncreas, mas as metástases se espalharam.
Depois de diagnosticada a doença, LAURENT FIGNON lançou uma autobiografia, na qual confessou ter se dopado, alegando que as práticas ilícitas estavam generalizadas no ciclismo profissional no seu tempo de ciclista.
Mais tarde, em declarações públicas, FIGNON levantou a possibilidade de o aparecimento do câncer estar relacionado com as práticas de doping.
Fonte: ss.esp.br

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pra treinar um pouco, Garmin na veia.

Água na boca dos loucos por leveza.

Mal chegaram ao mercado os novos pedivelas para 20 ou 30 velocidades e a Carbon Ti já lançou coroas em carbono e titânio alem de parafusos de fixação em alumínio 7075.
Desta maneira você já pode customizar seu pedivela ao preço de 250 euros pela coroa maior em carbono e a menor por 100. Boas compras.

Avaliar também é evoluir.

Sobre o que escreverei a seguir gostaria de deixar claro: Minhas críticas e comentários são sempre construtivos e visam a evolução de nosso esporte. Primeiramente gostaria de deixar aqui meu grande respeito a todos amigos da Equipe R.A.O, que organizaram uma grande prova de contra relógio no último dia 29 de Agosto. A prova disputada na estrada em um trecho de 20km teve a organização impecável por parte do pessoal da R.A.O, este tipo de evento só vem comprovar o que a algum tempo tenho comentado. Uma prova pode ser boa, aliás ótima, sem ter alto custo, o que também não seria problema se provas mais caras oferecessem mais ao atleta, porque como sempre digo, ele é o show e deve ter todos os privilégios e atenções, e muitas vezes na maioria delas não é o que se encontra.
Mas nesta prova com custo baixo e ótima estrutura, o que pude notar é que talvez até mesmo pelo descaso de muitos organizadores e de nós mesmo atletas, o nível competitivo esta baixo na zona sul do estado. Vem despencando, sei que muitos talvez não me entendam em minhas conclusões e não quero de forma alguma desmerecer o trabalho de nenhum atleta, mas mesmo que tenhamos no futuro todo reconhecimento por parte dos organizadores o que hoje esta longe, é hora de rever o comprometimento dos atletas. Fiz uma pequena análise dos resultados em tempos e médias para 20km e o que encontrei foi o seguinte:
O melhor tempo foi de 31´3´´ com 38,08 km/h de média. Se compararmos ao resultado dos atletas de categorias de base no campeonato brasileiro que correram na distância de 15km, ficamos devendo. Os juniores fizeram 18200 metros em 26´44´´ com media de 40.84 km/h. Na categoria juvenil em 15000 metros o tempo foi de 21´27´´ com média de 41,95km/h. E para nos mostrar o quanto nos falta treinar e evoluir vamos a Elite e Sub 23 que em 32000 metros o melhor tempo foi de 40´12´´ e a média horária de 47,75 km/h.
Diante disso podemos notar que nossos atletas foram por muito tempo subestimados por alguns, o que gerou desleixo no treinamento por falta de consideração a seus resultados realmente significantes, e superestimados por outros, o que os deixou aí sim, acomodados e sem progresso real. Sei da real capacidade de muitos, mas muito tem de ser feito e a batalha é árdua. Quando comento desta forma não viso menosprezar qualquer atleta, pois sei de todas dificuldades que cercam nosso treinamento, mas é hora de evoluir, de deixar a soberba de lado de achar que se sabe tudo. De que poderá adiantar a evolução de nossas provas, que tanto queremos, se nossos atletas não mudarem sua visão de treinamento? O atleta corre de verdade com as pernas, o músculo da língua não faz parte da pedalada.
Tem sido ótimo ver que estamos cada vez mais atualizados em relação ao país e o mundo, mas a bike não anda sozinha e os benefícios da aerodinâmica, por exemplo, só são reais e realmente fazem diferença acima de 40 km/h de média, então não podemos dizer que, a melhora de equipamentos em nossa região está fazendo a diferença na hora de uma competição, pois a mesma só começa a ser um diferencial, no momento em que temos um elevado e equilibrado nível de competição. Aproveitando o gancho de equipamentos logo vou postar uma matéria sobre isto. Obrigado e espero que não tenha ferido o ego de ninguém não é minha intenção. Às vezes é muito melhor fazer uma auto crítica e escutar quem tem experiência no assunto!